Porque é que o gato se baba? - Principais causas da hipersalivação

Tiempo de lectura: 1 min

Porque é que o gato se baba? - Principais causas da hipersalivação

Analisamos as principais causas da salivação excessiva em gatos, desde o stresse e as intoxicações até doenças infeciosas ou afeções bucodentárias.

Quando um gato se baba , é importante encontrar a causa, já que isto não costuma ser algo habitual nos felinos. A saliva com um aspeto sanguinolento ou purulento pode indicar um problema localizado na cavidade oral1, mas a hipersalivação também pode ser uma consequência de doenças neurológicas, metabólicas, infeciosas ou imunomediadas, ou ainda da presença de corpos estranhos, abcessos, inflamações, queimaduras ou outro tipo de lesões.

Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato

Principais causas da salivação excessiva em gatos

  • Stresse

Os gatos são animais muito vulneráveis ao stresse , pelo que um estado de nervosismo intenso pode provocar a hipersalivação. De facto, alguns gatos babam-se quando vão a uma consulta veterinária por causa do medo ou quando são expostos a sons fortes.

  • Intoxicação

Diferentes substâncias podem desencadear uma salivação excessiva nos gatos. A ingestão de substâncias cáusticas ou corrosivas , muitas das quais se encontram em produtos domésticos de limpeza ou em algumas plantas, como as flores do Natal, podem fazer com que o gato hipersalive. Alguns gatos também reagem a sabores desagradáveis babando-se.

Os inseticidas organofosforados e os carbamatos que costumavam ser usados como “pulguicidas” inibem a atividade da colinesterase e provocam frequentemente sinais muscarínicos como lacrimejo e salivação. Nestes casos, o gato pode também sofrer de diarreia, vómitos, bradicardia, miose, neuropatia e fraqueza muscular. Alguns medicamentos , como a mirtazapina e a ciclosporina, podem provocar hipersalivação, segundo estudos realizados por Ferguson LE e colegas2e Lôres Lopes N e colegas 3.

  • Afeções bucodentárias

Uma das causas mais comuns para os gatos se babarem são os problemas odontológicos, como os abcessos, a gengivite ou a estomatite. A inflamação e infeção das gengivas e da mucosa oral costumam estimular a produção de saliva ou afetar a sua deglutição. As alterações nos dentes, como o tártaro , também podem provocar salivação excessiva. Nestes casos, é comum o gato sofrer de halitose graças à contaminação bacteriana associada.

  • Transtornos que afetam as glândulas salivares

Alguns transtornos que afetam as glândulas salivares, como a sialadenite , que é uma inflamação destas glândulas provocada por infeção bacteriana, normalmente devido a uma obstrução por um cálculo ou hipossecreção glandular, podem causar hipersalivação. A presença de um corpo estranho ou um enfarte naquela zona que produza tecido necrótico por causa da perda de irrigação sanguínea também é outra causa do babar em gatos.

Os tumores das glândulas salivares podem ser outra causa e, embora sejam raros em pequenos animais, os gatos têm o dobro da probabilidade de os desenvolver em relação aos cães. A maioria aparece em gatos com mais de 10 anos e, geralmente, são carcinoma s e adenocarcinomas com infiltração local e metástases nos gânglios linfáticos. No entanto, um dos problemas mais comuns causadores de hipersalivação é o sialocele , um quisto de retenção salivar nos tecidos submucosos ou subcutâneos como resultado de um dano no ducto salivar ou nas glândulas.

Research Report: Gatos Esterilizados → Descarregue gratis Analisamos necessidades energéticas de gatos esterilizados e tecnicas para prevenir a obesidade
  • Doenças infeciosas

Algumas doenças infeciosas podem produzir alterações e lesões ulcerosas nas mucosas da boca , fazendo com que o gato hipersalive. As doenças que causam úlceras bucais ou linguais, como o calicivírus , o herpesvírus felino e a imunodeficiência e a leucemia felinas , podem provocar salivação excessiva.

  • Transtornos neurológicos

Embora a saliva seja produzida e secretada na cavidade oral pelas glândulas salivares, os centros superiores do sistema nervoso podem excitar ou inibir os núcleos salivares do tronco encefálico. Por isso, alguns transtornos que afetem o funcionamento neurológico podem causar salivação excessiva. A raiva , o botulismo , os transtornos que causam paralisia do nervo facial ou os que geram convulsões podem provocar hipersalivação. As náuseas associadas a transtornos vestibulares também podem causar sialorreia.

  • Doenças metabólicas

Alguns transtornos metabólicos podem causar, em alguma fase da doença, uma produção excessiva de saliva nos gatos. A insuficiência renal , por exemplo, assim como a encefalopatia hepática , em que os rins e o fígado, respetivamente, não conseguem eliminar as substâncias nocivas do sangue, fazem com que as toxinas se desviem para o cérebro e causem salivação excessiva.

  • Problemas gastrointestinais e/ou esofágicos

Diferentes transtornos gastrointestinais ou do esófago podem provocar um excesso de salivação, incluindo o refluxo gastroesofágico , tumores , a esofagite , a úlcera gástrica ou o megaesófago . A hipersalivação também já foi referida 4como resultado de uma obstrução esofágica causada por tricobezoares .

Por último, para determinar a razão por que um gato se baba, é importante ter em conta se a hipersalivação é aguda ou crónica, ou se se trata de um sinal intermitente ou permanente.

AFF - TOFU - RR gastro feline - POST
Referências bibliográficas:
1. Kook, P. H. (2013) Ptyalism in dogs and cats - a short review. NAVC Conference 2013 Small Animal ; Orlando, Estados Unidos.
2. Ferguson, L. E. et. Al. (2016) Mirtazapine toxicity in cats: retrospective study of 84 cases (2006-2011). J Feline Med Surg ; 18(11): 868-874.
3. Lores, N. et. Al. (2019) A blinded, randomized, placebo-controlled trial of the safety of oclacitinib in cats. BMC Veterinary Research ; 15: 137.
4. Woerde, D. J. et. Al. (2019) Oesophageal obstruction due to trichobezoars in two cats. JFMS Open Rep ; 5(1): 2055116918823581.
Josep Campmany

Josep Campmany

Nº colegiado COVB 1125

Licenciatura en Veterinaria (Universidad de Zaragoza) y Advanced Management Program. Marketing Management (ESADE, Barcelona)